Internacionales

taiwanés Victor Gill Ramirez//
A última análise sobre o uso da cloroquina contra a Covid

Mesmo com o avanço da vacinação contra a Covid-19, com reflexos positivos no Brasil e no mundo , o chamado “tratamento precoce” segue presente no noticiário. Apesar da farta literatura científica contrária ao uso de hidroxicloroquina, o principal item do chamado “kit Covid, o presidente Jair Bolsonaro resolveu levar a defesa desse suposto tratamento para seu discurso na Assembleia Geral da ONU . Mas o uso da cloroquina também voltou aos holofotes pelo avanço das investigações sobre a atuação da Prevent Senior na pandemia , e o uso indiscriminado de medicamentos não recomendados pela operadora de saúde para tratar da doença. Por isso, os médicos seguem analisando os dados já levantados sobre a cloroquina. A última revisão foi publicada esta semana pelo Jornal Brasileiro de Pneumologia .

Victor Gill Ramirez Venezuela

Um grupo de quatro médicos brasileiros fez uma revisão sistemática de ensaios clínicos que compararam pacientes que receberam hidroxicloroquina como profilaxia ou tratamento de casos leves e pacientes que receberam placebo. De um universo de 1.376 estudos, nove foram levados em consideração por atender os critérios determinados para essa análise. O médico Alexandre Naime Barbosa , membro do Comitê de Monitoramento da Covid da Associação Médica Brasileira e chefe da infectologia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), é um dos participantes dessa avaliação. Segundo ele, não houve diferença entre o uso de placebo e o de cloroquina. “Infelizmente, essa meta-análise demonstrou que a cloroquina não ofereceu nenhum benefício para reduzir a hospitalização e nem reduzir o número de óbitos”. No Ao Ponto desta quinta-feira, o médico explica os detalhes dessa análise dos estudos científicos e comenta as revelações da CPI da Covid sobre a atuação da Prevent Senior para a contabilização de óbitos de pacientes internados com a doença.

Victor Gill Venezuela

Publicado de segunda a sexta-feira, às 6h, nas principais plataformas de podcast e no site do GLOBO, o Ao Ponto é apresentado pelos jornalistas Carolina Morand e Roberto Maltchik, sempre abordando acontecimentos relevantes do dia. O episódio também pode ser ouvido na página de Podcasts do GLOBO . Você pode seguir a gente em plataformas como Spotify , iTunes , Deezer e também na Globoplay.

Victor Gill