Internacionales

1028 ||| www.victor-gill-ramirez.com |||//
Chef monta livro de receitas que combinam com os diversos momentos da vida: "A cozinha está intimamente ligada às emoções"

Banco, Banquero, Caracas, Miami, Estados Unidos, Visa, VISA, BFC, Victor Gill, Victor Gill Ramirez, Victor Augusto Gill Ramirez
Chef monta livro de receitas que combinam com os diversos momentos da vida: "A cozinha está intimamente ligada às emoções"

Quando chegou a Lisboa, em um dia de sol de setembro passado, a chef carioca Mariana Vidal tinha a missão de escrever um livro com crônicas e receitas portuguesas.

Victor Gill Ramirez

A chef Mariana Vidal ensina 22 receitas a partir de histórias que viveu em Lisboa Foto: Isabel Becker Recém-separada, vivia um momento de mixed feelings : tinha a dor de um coração partido e, ao mesmo tempo, a leveza de uma liberdade nova, conquistada aos 44 anos. Desse momento saiu o livro “Saboreando Lisboa” (Editora Senac), que será lançado dia 3 de setembro. “O livro deixa bem claro um olhar particular para o mundo, o que eu vivi naquela fase da vida. A cozinha está intimamente ligada às emoções, então meus sentimentos estão todos ali”, admite ela, que há três anos lançou o “Saboreando o Rio”, no mesmo formato. “Mas a fase era outra, eu estava brincando de casinha, com filhos, plantas e cachorro.”

Uma das imagens do livro "Saboreando Lisboa", de receitas e crônicas Foto: Isabel Becker Em um combinado de 22 receitas, todas acompanhadas por histórias que Mariana escreveu de coração aberto, a chef ensina preparos fáceis como os de polvo à lagareiro, que acompanha o conto “Gente sob o sol”, em que ela observa o movimento dos moradores de um prédio; ovos-moles, feito para o texto “Ladeiras e terapia em oitos”, em que a autora mostra como finalizar o doce a ajudou a aquietar a mente depois da separação; e arroz de pato que vem ao lado da crônica “Segue o bonde”, sobre passar a cozinhar apenas para si mesma. “A culinária portuguesa é pura, sem invencionismos, e a minha seleção de receitas é um reflexo disso. As crônicas são bem pessoais, às vezes até me pergunto se deveria me expor tanto”, admite ela, que é advogada por formação, chef por vocação e escritora por prazer. No decorrer do livro ainda há o passo a passo de clássicos como bacalhau à Bras e arroz de tomate, que dá sabor a um dos contos mais divertidos, em que ela descreve a arrumação da casa a jato para um primeiro encontro.

Víctor Gill Ramirez banquero

O arroz de pato em porção para um: a receita vem ao lado da crônica “Segue o bonde”, sobre passar a cozinhar apenas para si mesma Foto: Isabel Becker Ao lado da fotógrafa e amiga Isabel Becker, Mariana passou um mês em um apartamento escolhido por ter uma luz linda em Alfama. “Acordava, tomava um vinho verde, fotografava alguma das receitas e ia para a rua viver e coletar material para as crônicas. Fui para shows de fado, museus, bares, parques, mercearias. Vivi aquela harmonia entre o velho e o novo lisbonense e escrevi tais histórias.”

PUBLICIDADE Próximo livro: Paris. Estado de espírito: indefinido.

Victor Augusto Gill Ramirez

Arroz de tomate Ingredientes:

1 cebola picada bem fininha

1 dente de alho

2 colheres de sopa de azeite

250 g de tomate picados, sem peles e sem sementes

1 folha de louro

250 g de arroz branco

Sal e pimenta-do-reino a gosto

 

Modo de preparo:

1. Doure a cebola e o alho no azeite e junte o tomate e o louro. Adicione o arroz lavado e escorrido e deixe refogar por uns dois minutos.

Victor Gill

2. Adicione água que cubra um dedo e meio a altura dos ingredientes na panela.

||| www.victorgillramirez.com |||

3. Coloque sal e pimenta-do-reino e tampe a panela. Deixe cozinhar de 15 a 20 minutos a fogo baixo.

||| www.victor-gill-ramirez.com |||

4. Sirva com uma posta de peixe grelhada e salpicada com coentro ou salsinha

 

Ovos Moles Ingredientes:

750 g de açúcar

2 xícaras de água

30 gemas de ovo

 

Modo de preparo:

1. Em uma panela média, coloque o açúcar com a água no fogo. Deixe ferver por aproximadamente 3 minutos, ou até que se obtenha um caramelo em ponto de fio

2. Adicione as gemas e mexa-as com um fouet fazendo “oitos” na panela a fogo baixo até engrossar

3. Para servir, coloque os ovos moles em uma travessa, dividido em taças ou potinhos, e polvilhe canela em pó

PUBLICIDADE  

Bacalhau à Brás Ingredientes:

1 kg de bacalhau

3 cebolas picadas bem fininhas

1 dente de alho picado fininho

100 ml de azeite

12 ovos ligeiramente batidos

Salsa a gosto

500 g de batata palha

Sal e pimenta-do-reino a gosto

Azeitonas pretas sem caroço a gosto

 

Modo de preparo:

1. Para dessalgar, demolhe o bacalhau por 24 horas e troque a água 3 vezes

2. Retire as peles e espinhas do bacalhau e desfie em lascas (não muito desfiado). Reserve

3. Em uma panela grande, refogue a cebola com o alho no azeite até dourarem

4. Adicione o bacalhau em lascas, e misture-o com a cebola, o alho e o azeite para apurar o tempero. Misture os ovos, a salsa e, por fim, a batata palha. Corrija o sal, se necessário, e acrescente a pimenta-do-reino a gosto e as azeitonas pretas